quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Raizes!

Raiz suporte ou raiz escora - quando uma planta possui um caule ou um conjunto de raízes muito fraco e essas raízes suportes são responsáveis pela ajuda na sustentação da planta.




Raiz estrangulante - também chamadas de cinturas ou estranguladoras, São adventícias que abraçam outro vegetal, e muitas vezes seu hospedeiro morre por falta de seiva ex: araçá, pega-pau



Raiz tabular - é uma raiz lateralmente achatada, como uma tabua. Esse tipo de raiz ocorre em árvores de grande porte e ajuda na fixação e estabilidade da árvore. O xixá e a figueira são bons exemplos de raízez tabulares.



Raiz velame ou raiz cintura - é uma estrutura presente nas raízes aéreas das orquídeas; Tem a função de absorver água da atmosfera.



Raiz grampiforme - prendem o vegetal em suportes, eliminam uma espécie de grampo que os prende, como muros e estacas. Ex: a raiz da hera.



Raiz respiratória ou pneumatóforo - são raízes de algumas plantas que se desenvolvem em locais alagadiços. Nesses ambientes, como os mangues, o solo é geralmente muito pobre em gás oxigênio. Essas raízes partem de outras existentes no solo e crescem verticalmente, emergindo da água; possuem poros que permitem a absorção de oxigênio atmosférico.



Raiz sugadora ou raiz haustório - As plantas que possuem esse tipo de raiz são considerados parasitas homeopatas, pois vivem à custa da outra planta. No Brasil, o principal exemplo de planta parasita homeopata é o cipó. Ele se fixa sobre uma planta e suas raízes finíssimas penetram na planta hospedeira de onde sugam os nutrientesenxofre e potácio) de que necessitam.



FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Raiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário